Será um pato ou um coelho?

Screen-Shot-2016-02-14-at-17.54.46 (1)

Essa imagem revela muitas coisas sobre como funciona seu cérebro. Mas vamos começar essa matéria fazendo uma importante pergunta; O que você vê afinal, um coelho ou um pato?

Esta imagem trata-se trata de uma ilusão de ótica, que foi usada pela primeira vez em uma revista alemã no ano de 1892, com o título de “Kaninchen und Ente”, que significa: Coelho e pato nessa língua.

O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein foi um dos primeiros a aderir a imagem aos seus estudos sobre o funcionamento do cérebro humano.

Para provar a sua eficácia na hora de medir a criatividade de um indivíduo, foi realizado um estudo onde os participantes foram submetidos a um teste simples de criatividade que envolvia criar e listar novos usos para objetos do cotidiano, e para isso, dispunham de apenas dois minutos.Ou seja, deviam usar ao máximo a sua criatividade.

loading...

Para explicar melhor como funcionava esse teste, podemos usar o exemplo de uma cadeira que pode ser usada para você sentar-se sobre ela, mas criando novos usos e utilidades para esse objeto, podemos dizer que você também pode utiliza-la para usar a sua madeira para criar uma fogueira e acabar com o frio.

Quanto mais exemplos como esse você for capaz de criar em um curto espaço de tempo, mais criativo você é.

Dando continuidade ao estudo, depois de fazerem essa pequena atividade de criação, os pesquisadores marcaram o quão fácil os participantes conseguiam alternar o que viam na imagem acima (entre o coelho e o pato).

Outra característica importante da imagem, que foi descoberta pelos psicólogos, é que ela pode induzir o pensamento de quem a observa, conforme a época do ano.

Por exemplo, quando mostrada a crianças no mês de abril, mais de 80% das crianças afirmaram ter visto um coelho, já quando mostrada para outras crianças durante o mês de outubro, a maioria das crianças afirmaram ter enxergado apenas um pato, talvez pelas festividades de páscoa

Vimos em: motivacaododia.com

loading...

Leave a Reply